12 dezembro 2006

A parte mais importante do corpo

Quando eu era muito jovem, meu pai me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas, pai. Ele disse: - Não. Muitas pessoas são surdas, mas continue pensando nesse assunto. Em outra oportunidade eu volto a lhe perguntar. Algum tempo se passou, até que meu pai me perguntou outra vez. Desde que fiz minha primeira tentativa, eu imaginava ter encontrado a resposta correta. Assim, desta vez eu lhe disse: - Pai, a visão é muito importante para todos, então devem ser nossos olhos. Ele me olhou, e disse: - Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta porque há muitas pessoas que são cegas. Dei mancada outra vez Eu continuei minha busca por conhecimento ao longo do tempo e meu pai me perguntou várias vezes e sempre sua resposta era: - Não. Mas você está ficando mais esperto a cada ano, minha criança. Então, no ano passado, meu avô morreu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo meu pai chorou. Eu me recordo bem porque tinha sido apenas a segunda vez que eu o via chorar. Meu pai olhou para mim quando fui dar o meu adeus final ao vovô. Ele me perguntou: - Você já sabe qual a parte do corpo mais importante, meu caro? Eu fiquei meio chocado por ele me fazer aquela pergunta naquele momento. Eu sempre achei que era apenas um jogo entre ele e eu. Observando que eu estava confuso ele me disse: - Esta pergunta é muito importante. Mostra como você viveu realmente a sua vida. Para cada parte do corpo que você citou no passado, eu lhe disse que estava errado e eu lhe dei um exemplo que justificava. Mas hoje é o dia que você necessita aprender esta importante lição. Ele me olhou de um jeito que somente um pai pode fazer. Eu vi lágrimas em seus olhos. Ele disse:- Meu querido, a parte do corpo mais importante é seu ombro. Eu perguntei - Porque eles sustentam minha cabeça? Ele respondeu: - Não. É porque pode apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento de sua vida, meu querido. Eu espero que você tenha bastante amor e muitos amigos e que você tenha sempre um ombro para chorar quando precisar. Então eu descobri que a parte do corpo mais importante não é egoísta. É ser 'simpático' à dor dos outros. E, para completar, em algum lugar eu li: 'As pessoas se esquecerão do que você disse... as pessoas se esquecerão do que você fez... mas as pessoas nunca se esquecerão de como você as fez sentir. Os bons amigos são como estrelas... que você nem sempre as vê, mas você sabe que sempre estão lá'.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...