17 dezembro 2006



Ministério de lágrimas

(Autor desconhecido)

"Irmão, nós não podemos ter um ministério de choramingas" replicou, certa vez, um companheiro de viagem. Achei curiosa sua observação pois eu acabara de confessar que, às vezes, pregando e orando eu não conseguia suster as lágrimas que inundavam os meus olhos. Sou um pregador, lido com a Bíblia e jamais poderia desejar algo triste a meu irmão, mas não acredito que um obreiro realmente usado por Deus não chore, mais cedo ou mais tarde. Um pastor exerce várias motivações bíblicas e no desempenho das mesmas, as lágrimas normalmente aparecem. Recordo aqui o apóstolo Paulo quando escrevia a Timóteo a sua segunda carta e no capítulo 1, versículo 4, ele diz: "Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas para me encher de gozo". Sentimos que havia regozijo em Paulo pelo choro de Timóteo e, sendo assim, qual é o obreiro que não mareja os seus olhos em ser um Embaixador do Reino de Deus? Quem não derrama suas lágrimas em saber-se escolhido por Deus para ser vigia do Seu rebanho? (Atos 20.18,19). É maravilhoso demais e só com lágrimas desempenho este ministério.
1. Lágrimas de simpatia e piedade (Jo 11.35 ).
2. Lágrimas de gratidão (Lc 7.38 ).
3. Lágrimas de devoção (Jo 11.38 ).
4. Lágrimas de solidão (Lc 7.13 ).
5. Lágrimas de recordações e sofrimentos (Sl 56.8 ).
6. Lágrimas de serviço e testemunho (At 20.19). Este é o ministério do amor, cheio de lágrimas, que um dia serão enxutas definitivamente (Ap 21.4) e os verdadeiros ministros do Senhor escolhidos segundo o Seu chamado (At 13.2) receberão a recompensa prometida, por terem pensado com clareza, ensinando com dedicação e exercido o pastorado com êxito, pois o verdadeiro Pastor se caracteriza porque:

ama (Lc 15.5), conhece (Jo 10.14) e dá a sua vida (Am 3.12; Jo 10.11),
porque é corajoso (Is 31.4) e guia de valor (Zc 11.7b; Jr 3.15).
Assim sendo, penso eu, jamais digamos "não choro", pois aquele irmão que não podia com um "ministério de choramingas", hoje chora até demais. Deus o fez compreender que: "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando certamente voltará sem dúvida com alegria trazendo consigo os seus molhos" (Sl 126.6). E Jesus teria chorado? Sim, Jesus chorou... Chorou pela incredulidade de Jerusalém e seu futuro desastroso; chorou na sepultura de Lázaro, porque teria de fazer mais uma obra poderosa afim de ser acreditado, e chorou no Getsêmane em face da responsabilidade, digamos, cruel, da sua obra redentora. Sim meu querido irmão, o teu ministério é, sem sombra de dúvidas, pelas circunstâncias que o envolve, um Ministério de Lágrimas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...