22 junho 2007

Esta postagem, foi retirada do lindo blog, "As cores no Sul".Da minha linda Vivien.
Que possamos por em prática o que lemos a seguir :

Minha igreja está fazendo uma campanha, JUNTOS: 40 dias de comunidade. Estamos fazendo vários trabalhos, campanhas de oração, a igreja se dividiu em dezenas de pequenos grupos (cada um com cerca de 12 pessoas) , campanha de doações, trabalho comunitário etc.
E todos os membros da igreja estão lendo, ao mesmo tempo, um livro de Rick Warren: Juntos Somos Melhores [Por que estamos aqui?]
Estou aprendendo e refletindo sobre muitas coisas e sempre que achar algum capítulo interessante, venho compartilhar com vocês, ok?
Respeitando uns aos outros
Uma grande parcela da demonstração de respeito é o simples ouvir. Fazemo-nos presentes e abrimos os ouvidos para escutar os corações feridos e angustiados, os sonhos e desejos mais profundos, uns dos outros.
O Deus do universo ouve todas as nossas orações; Jesus ouviu aqueles que o rodearam.
Ouvir não significa que a gente tem que corrigir na mesma hora, apresentar respostas rápidas... Primeiro temos que ouvir a história toda, deixar a pessoa desabafar e contar tudo o que quiser. Algumas vezes, tudo o que a gente precisa é apenas uma pessoa para nos ouvir...
Tudo termina bem quando procuramos ser:
#Cuidadosos e não somente sinceros - devemos pensar antes de falar pois até o modo como expressamos nossas palavras pode ser incompreendido pela outra pessoa. Uma crítica é melhor recebida quando se fala com amor.
E quantas vezes eu cometi esse mesmo erro...
Quantas vezes fui engolindo sapo, juntando ressentimentos e estourei, despejando tudo de uma só vez, machucando quem me ouvia...
Devemos falar a verdade, mas dizê-las com amor. Antes de fazer uma crítica ou responder algo que não me agradou, devo me perguntar: Minhas palavras vão edificar ou derrubar essa pessoa?
#Compreensíveis e não exigentes - a gente respeita a outra pessoa quando a tratamos do modo como gostaríamos de ser tratado. Lembro de um exemplo que uma amiga deu numa das reuniões de nosso Pequeno Grupo. Ela falou sobre uma atendente de uma loja que não lhe tratou com simpatia, não lhe deu nem um sorriso. Devo ignorar? Devo retribuir o tratamento? Devo chamar o gerente? Por acaso eu sei se aquela moça está passando por algum problema, está precisando de ajuda e perder aquele emprego seria um desastre ainda maior? Conte até 10, respire fundo e tente melhorar o dia dela de alguma forma.
#Gentis e não julgar - difícil manter essa atitude diante de discordâncias de opinião, né? Devemos respeitar a opinião do outro e apresentarmos a nossa de forma cortês.
#Polidos e não rudes - não devemos responder tratamentos grosseiros da mesma forma. Na hora que uma pessoa grita com você, a melhor forma de "quebrar" essa atitude é ser educado, continuar falando num tom baixo.
A pessoa perceberá que você não está revidando e ficará menos nervosa.
E aí eu finalizo com uma pergunta para vocês refletirem: "Qual das maneiras de demonstrar respeito aos outros representa o maior desafio para você?"
Reflitam sobre seus atos e sobre situações ruins que vocês viveram e que poderiam ter sido diferentes se vocês tivessem agido com respeito.
Xêro!
Vivien

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...